Olá pessoal do fórum, estive pensando se tinha como rodar jogos pelo pen drive no PS2, e encontrei um tutorial aqui quem me ensinou bastante Espero que ajude vocês também deixarei os  créditos abaixo Enfim boa sorte aí!

-PS2 Desbloqueado (Pode ser qualquer chip, o desbloqueio só é necessário para usar o uLaunchELF)
-Memory Card (Só é necessário se você for deixar o OPL nele, o que deixa as coisas muito mais práticas)
-CD virgem (Explicação mais a frente)

Bom, vamos começar preparando o OPL:

1 - Rodando o uLaunchELF

O primeiro passo é rodar o uLaunchELF, que é um gerenciador de arquivos utilizado para abrir homebrews (programas) de PS2 (Pense em arquivos .elf como .exe)
Para isso, será necessário um CD virgem para gravá-lo.

Baixe a ISO daqui:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

(Arquivo uLaunchELF_v4.40_CD)

Descompacte o arquivo e grave a ISO como se fosse um jogo de PS2 mesmo, recomendo usar o Alcohool 120%.
(Não vou me alongar agora nessa parte do tutorial, pois isso creio que todos aqui saibam como fazer, mas em breve eu complemento).

Agora pras coisas ficarem mais legais, vamos passar o uLaunchELF para o Memory Card, para evitar o uso do CD. Para isso, coloque o CD do uLaunchELF que foi gravado e espere carregar.

Assim que carregar, aparecerá a tela de introdução do uLaunchELF. Nessa parte, basta apertar O (círculo), e aparecerá o navegador de arquivos, com as seguintes opções:

mc0:/ (Memory Card 1)
mc1:/ (Memory Card 2)
hdd0:/ (Somente para PS2 Fat)
cdfs:/ (Unidade de DVD)
mass:/ (USB)
host:/ (Rede)
MISC:/ (Algumas utilidades)

Bom, a navegação é bem simples, você usa o D-Pad para marcar a opção e O (círculo) para escolher.

Agora vamos no Memory Card (mc0:/) e aperte O. Vai aparecer todos os seus arquivos de savegames (ou nada se o MC estiver vazio).
Dentro do Memory Card, aperte R1, um menu aparecerá. Selecione "New Dir" e pressione O. Um teclado virtual aparecerá para digitar o nome da pasta. Coloque o nome "BOOT" (tudo maiúsculo!).

Agora, volte para a tela anterior (Selecione a opção ../ , a primeira em cima). Vá até cdfs:/ e pressione O.
Agora estamos no CD gravado. Marque o arquivo "BOOT.ELF" e aperte R1. Selecione "Copy" e pressione O. Agora basta escolher o diretório que foi criado no MC (BOOT). Para tal, volte para a tela anterior (../), vá até mc0:/ , entre na pasta BOOT que foi criada, aperte R1 e escolha a opção "Paste" e pressione O. Aparecerá uma janela de progresso da cópia. Certifique-se que há espaço suficiente no Memory Card e espere a cópia terminar.

Pronto! O uLaunchELF está no seu Memory Card. Para testá-lo, desligue o videogame, retire o CD e tudo que estiver nas USB's (Alguns modelos não conseguem dar boot pela USB com alguma coisa ligada nela, não sei porque). Agora ligue o videogame segurando R1 no controle 1, até aparecer a tela do uLaunchELF.

O processo de bootar pelo Memory Card foi utilizado usando Chip Matrix 1.91, não sei como é nos outros chips, mas creio que deve ser a mesma coisa.

2 - Preparando o OPL

Bom, o OPL pode ser colocado em um Memory Card, Pen-Drive, Hd externo, CD, etc. , mas eu recomendo no Memory Card pela facilidade.

O processo é bem simples e parecido com o de instalar o uLaunchElf. Primeiro, baixe o OPL aqui:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
(Arquivo OPNPS2LD.ELF).
Baixe o arquivo e coloque-o em um Pen-Drive ou HD externo. Ligue o PS2 segurando R1, e assim que o uLaunchELF carregar, ligue o Pen-Drive na USB.

No uLaunchELF, selecione a opção mass:/, selecione o arquivo "OPNPS2LD.ELF", aperte R1, selecione a opção "Copy", aperte O. Agora navegue até mc0:/, entre o Memory Card, aperte R1 e escolha a opção "Paste". Espere a cópia dos arquivos terminar.

Pronto! O OPL está no Memory Card.

3 - Configurando o OPL

Para abrir o OPL, ligue o PS2 segurando R1, navegue até mc0:/, selecione o arquivo "OPNPS2LD.ELF" e aperte O. Isso fará com que o OPL seja aberto, espere o programa carregar. Será aberto a tela principal do programa.
A navegação é diferente o uLaunchELF. Aqui você seleciona com o D-Pad e escolhe a opção com X ao invés de O.

Vá em "Settings", selecione a opção "IGR Path" (Explicarei mais adiante do que se trata). Um teclado virtual aparecerá. Digite "mc0:/OPNPS2LD.ELF" (Exatamente dessa maneira, sem as aspas) e aperte Start.

No último bloco de opções

USB device start mode
HDD device start mode
ETH device start mode

Escolha por onde você quer jogar (USB - Pen-Drive, HD's externos / HDD - HD Interno (Somente FAT's) / ETH - Rede) e coloque como "Auto", e deixe os outros em OFF.

Todas as outras opções deixe no padrão.

OBS: Ao marcar ETH como auto, se ocorrer algum problema na hora da conexão, o OPL demorará a iniciar (em torno de 2 minutos) é só esperar, o OPL não vai estar travado, não desligue o videogame, só espere.

Em "Display Settings" é possível alterar configurações visuais, inclusive usar temas no OPL, mas isso explicarei como fazer mais tarde.

4 - Configurando Rede

Pode pular essa parte se for usar Pen-Drive/HD-Externo.

Em "Network Config" as coisas ficam mais interessantes. Logo na parte de cima, você consegue ver o IP, Máscara de Sub-Rede e Gateway do seu PS2.

Nas opções de baixo, vamos configurar o IP e o compartilhamento do PC.

OSB: Se precisar sair do OPL, selecione antes "Save Changes", senão todas as alterações serão perdidas!

Agora vamos configurar do lado do PC.

Se você está utilizando cabo crossover (Ligação direta com o PC), faça o seguinte:

(Estou usando Windows 8.1, mas já testei em Windows XP e Windows 7, e funciona também).

Abra a central de rede e compartilhamento e vá em "Alterar as configurações do adaptador". Clique com o botão direito na sua placa de rede e selecione "Propriedades".

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) FoxaEZp

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) DI0ZhzF

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) GsSL2RU

Escolha "Protocolo TCP/IP versão 4" e clique em propriedades.

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) SmizsSD

Na janela que se abriu, digite um IP para seu PC (Pode ser 192.168.0.102).
Em "Máscara de sub-rede" é só clicar que os campos serão preenchidos automaticamente.

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) RHdlbYy

Clique em OK.

Agora vamos configurar o compartilhamento, que será necessário tanto para Crossover quanto para Roteador.

Navegue até a pasta onde você deixa os jogos. Clique com o botão direito na pasta, vá em propriedades. Escolha compartilhamento e vá em compartilhamento avançado. Marque a opção "Compartilhar a pasta". No campo "Nome do compartilhamento" coloque "PS2SMB" (Tudo maiúsculo, sem aspas). Clique em permissões. Marque a caixa controle total.

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) CNVAQgX


Agora vamos configurar opções de segurança. Vá novamente na central de rede e compartilhamento, "Alterar as configurações de compartilhamento avançadas". em "Todas as redes", deixe como na imagem:

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) CCTByKJ

Agora vamos configurar do lado do PS2.

Para saber o IP do seu PC, aperte tecla do Windows + R. Aparecerá a janela de executar. Digite "cmd" (Sem aspas). No prompt de comando que aparecerá, digite "ipconfig" (Sem aspas).

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) M6KMYrc

Ligue o PS2 segurando R1, e quando abrir o ule, aperte Select ao invés de O. Vá em "Network Settings".

Aparecerá 3 campos.

Em "IP Address", coloque o IP do seu PS2 (Pode ser o mesmo IP do PC, mas mudando somente o último campo, como por exemplo no meu caso, meu PC é 192.168.0.102 e meu PS2 é 192.168.0.103).

Em "Mascara de Sub-Rede" e "Gateway", deixe EXATAMENTE igual ao que aparece no prompt do seu computador ao digitar o comando anterior (ipconfig). Detalhe, se estiver usando cabo crossover, o Gateway deve ser o IP do computador!

Agora selecione a opção "Save to "mc0:/SYS-CONF/IPCONFIG.DAT". Aparecerá em vermelho em cima "Saved succesfully".

Selecione return, vá ao explorador de arquivos e abra o OPL.

Vá em "Network Settings". Você pode perceber que agora as configurações do PS2 aparecem exatamente como você configurou no ULE. Agora na parte de baixo, em -PC-:

Em "IP", coloque o IP do seu PC. Se você estiver usando crossover, é o IP digitado na tela anterior (192.168.0.102, ou outro que você tenha colocado). Se você estiver usando um router, use o método do ipconfig para ver o IP do PC.

Em "Port" deixe 445 mesmo.

Em "Share", é o nome do compartilhamento definido anteriormente, "PS2SMB" (Tudo maíusculo, sem aspas).

Em "User" pode deixar Guest, e em "Password" pode deixar vazio.

Dê "OK" e "Save Changes" no menu principal.

Se tudo der certo, nenhuma mensagem de erro aparecerá. Se aparecer alguma mensagem de erro como "Network Startup Error", verifique se os IP's estão corretos, se o nome do compartilhamento está correto, se as permissões estão em "controle total" e se o compartilhamento com senha está desativado.

5 - Configurando jogos para leitura em modo rede

Para que os jogos possam ser lidos pela rede no OPL, eles precisam estar em um padrão.

O padrão é o seguinte:

código-do-jogo.Nome-do-jogo.iso

O código do jogo pode ser encontrado ao abrir a ISO.

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) Ykovwfd

Nesse exemplo, é SLUS_201.44. Ele deve ser colocado EXATAMENTE como está, com a região (SLUS) seguido de _ (Underline, tem de ser Underline), e o código (201.44).

Logo após o código, é seguido um . (ponto) com o nome do jogo. O nome não pode ter caracteres especiais e deve ter no máximo 32 caracteres (Incluindo espaços). Este é o nome que aparecerá na lista do OPL.

A extensão do arquivo deve ser .iso (minúsculo somente).

Exemplos de nome:

  • Errado = SCUS-973.28.GT4.ISO
  • Correto = SCUS_973.28.GT4.iso

Dentro da pasta compartilhada, crie 2 pastas: uma com nome "CD" e outra com nome "DVD". Coloque as ISOS de jogos em CD dentro da "CD" e jogos em DVD dentro da "DVD".

O nome das pastas deve ser em maiúsculo!

6 - Configurando Pen-Drive/Hd Externo

Será necessário utilizar um software chamado USB Util. Baixe-o aqui:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
(Arquivo USB Util.rar)

Descompacte o arquivo. Duas pastas aparecerão. Escolha a que tenha o idioma de sua preferência.

Abra o programa. Clique em close na mensagem que aparecerá. Agora o processo é simples. Vá em File->Create game from ISO. Escolha o diretório onde está a ISO do jogo. Selecione a ISO. Selecione do lado direito o diretório de destino (Pen-Drive, HD-Externo). Em "Name for the new game" coloque o nome do jogo. Deixe as outras opções como estão e clique em "Create". Aparecerá uma barra de progresso. Quando acabar pode clicar em close.

Se você já tiver um pen-drve/HD externo com jogos no formato USB Util, antes de criar, vá em "Open game list" e abra o arquivo "ul.cfg". Aparecerá a lista de jogos que você tem. Se você não fizer isso, perderá o acesso aos outros jogos no PS2.

Do lado do PS2 não é necessária nenhuma configuração.

Importante: Formate o Pen-Drive em FAT32, e sempre desfragmente-o ao gravar um jogo novo!

7 - Usando o OPL

Agora que está tudo configurado, basta abrir o OPL e esperar ele carregar. Quando ele estiver no menu princiapal, aperte Start, e a lista de jogos aparecerá. Se ela não aparecer, confirme se as opções

USB device start mode
HDD device start mode
ETH device start mode

estão configuradas corretamente como descrito acima. Ao abrir um jogo, a tela piscará em diversas cores, é normal. Se o jogo travar, é possível utilizar alguns modos de compatibilidade apertando Triângulo em cima do jogo selecionado e escolhendo o modo:


  • Mode 1 - Carrega um núcleo alternativo da EE em um endereço maior (pode corrigir jogos que travam em tela verde ao carregar)
  • Mode 2 - Usa um método alternativo de leitura (Comigo funcionou em vários games, como MGS2 e MGS3)
  • Mode 3 - Desprende chamadas de sistema (Similar ao modo 3 do HDLoader)
  • Mode 4 - Pula a leitura de arquivos PSS (Pula o carregamento de muitas FMVS (vídeos))
  • Mode 5 - Desabilita suporte à DVD9 (DVD's de dupla camada)
  • Mode 6 - Desabilita In-Game reset (IGR pode gerar conflito em alguns jogos)
  • Mode 7 - Buffer de cdvdfsv reduzido
  • Mode 8 - Esconde módulo dev9 (Corrige problemas no Need for Speed Underground 2)


Agora um esclarecimento da opção "IGR Path" descrita anteriormente. Essa opção é o "In-Game reset", feita para você poder voltar ao OPL sem precisar desligar o console e abrir o OPL novamente. Para isso, no meio do jogo aperte Start+Select+R1+R2+L1+L2. A tela piscará e voltará ao OPL. Esse recurso não funciona em alguns jogos!

Mais um recurso legal: Virtual Memory Card

Se você tem vários jogos e está sem espaço no seu Memory Card, pode utilizar um Memory Card virtual. Para tal, entre na tela de opções do jogo (a mesma usada para habilitar os modos de compatibilidade) e vá nas opções "VMC Slot 1" e "VMC Slot 2". Como o próprio nome diz, você pode criar um Memory Card virtual para cada porta! Para tal, vá em "" e aperte X. Na tela que aparecerá, você pode escolher um nome para o Memory Card virtual (O padrão é o código do jogo) e o tamanho (Recomendo 8MB mesmo para evitar erros de compatibilidade). Para finalizar, clique em create. Pronto!
Recomendo utiliar um Memory Card Virtual para cada jogo mesmo, o tamanho dos arquivos de VMC são bem pequenos.


Site da fonte; forum.outerspace.terra.com.br



Gif :

[Tutorial]Jogando através de USB ou Rede no PS2 (OPL) Giphy



Musica :