Quem conhece a Google sabe que, de longe, ela é uma das empresas mais legais para se trabalhar. Com um "baú" cheio de projetos diversificados, os seus funcionários não conseguem saber de tudo o que se passa dentro da empresa. Além disso, a Google permite que os seus empregados dediquem 20% do seu expediente fazendo algo que eles realmente queiram fazer.

Foi partindo desta premissa que Nat e Lo, duas funcionárias da empresa, criaram o "Nat & Lo's 20% Project", uma série no YouTube onde elas mostram os bastidores de alguns projetos que a empresa vem trabalhando – e, além disso, une também os 20% do seu tempo de expediente em algo que elas curtem fazer. Até agora, somente dois episódios foram publicados da websérie, mas muita coisa ainda deverá ser publicada.






No primeiro vídeo da série as duas mostram detalhes sobre como funciona o Google Street View. Muitos já conhecem este projeto que, desde 2007, coloca carros da Google nas ruas para mapear os locais. No entanto, o Trekker pode ser novidade para muitos, e é uma mochila que permite mapear lugares onde carros não conseguem chegar.

Um engenheiro do Trekker diz que a ideia do projeto é "tornar o mundo inteiro acessível a todos". Ele já foi montado em barcos, canoas, cavalos e até mesmo em trenós, e é composto por 15 câmeras de 5 megapixels que capturam imagens panorâmicas.

Já no segundo vídeo, Nat e Lo visitam a "design kitchen" do Google X, onde a empresa testa protótipos oficiais. Dentre eles, destacam-se o carro que dispensa motorista e o Project Loon, que disponibiliza redes WiFi utilizando balões.

Agora, vocês que sempre tiveram uma ligeira curiosidade de como é trabalhar na Google, poderão conhecer de perto como funcionam os projetos internos que geralmente não são divulgados com tanta frequência na internet ou em outros veículos de mídia.