Os primeiros carros a utilizarem o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]próprio para automóveis já estão circulando, e alguns experimentos com a plataforma começaram a revelar muitas coisas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Aplicativos novos, sensores e muito mais coisas devem chegar em breve para os carros inteligentes com o sistema da Google.
Para quem desconhece o projeto, o Android Auto [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], conferência da companhia dos Estados Unidos que reúne centenas de desenvolvedores interessados em trabalhar com os ambientes virtuais da mesma, sendo introduzido ao mercado de softwares como a solução para a comunicação entre smartphones, tablets e afins aos carros, habilitando diversas opções rápidas e fáceis ao motorista. Todavia, para isso acontecer é necessário que os arquivos da criadora do sistema operacional sejam embutidos no automóvel, participando de uma extensa lista de marcas que já são parceiras do projeto.
As funcionalidades contidas no ambiente virtual especializado no mundo automobilístico são inúmeras, basta sincronizar seu aparelho para atender chamadas, receber rotas de navegação, reproduzir vídeos, executar e controlar as músicas da biblioteca, pesquisar informações sobre o trânsito, ligar para um contato, enviar ou receber mensagens, tudo sem precisar da interação visual com a tela do celular ou tablet. É um novo método de deixar o carro mais esperto, acompanhando o rápido progresso do segmento de telefonia móvel justamente com objetivo de criar um ecossistema entre os eletrônicos.
Ao entrar no Android Auto pelo "modo de desenvolvedor", muitas coisas são reveladas para o usuário. A tela inicial que consistia de um botão, agora apresenta diversas funcionalidades que ainda não foram 100% implementadas. A tela parece se tornar muito mais próxima a um menu de um smartphone, onde você pode selecionar diferentes ações para seu carro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como pedir o resgate do seu carro.

A primeira opção é chamar assistência para o seu veículo. Como você pode imaginar esse botão vai fazer a comunicação direta com o seu seguro ou o serviço de reboque mais próximo. Algo diretamente relacionado a isso é o botão "checagem do carro", que deve servir justamente para procurar os problemas eventuais que o seu veículo pode vir a ter. Ela deve aparecer como uma tela de diagnóstico, mostrando a pressão nos pneus, nível de óleo e outras informações úteis.
Outro botão diz histórico de serviços. Ele vai falar todo tipo de manutenção que você fez no carro desde que o Android Auto foi instalado, de encher gasolina até uma troca de pastilhas de freio. Por fim, temos o botão mais aplicativos para carros, que nos leva para uma lista de atividades associadas ao seu veículo.
A maioria são coisas básicas como telefone, mídia e controle por voz, mas a lista de sensores do carro promete que as coisas deverão ser mais interessantes no futuro. Enquanto alguns deles, como velocidade do veículo e GPS são esperados, muitas coisas serão medidas para funções que ainda não existem. Odômetro, temperatura, nível de combustível, modo de mar, dados do ambiente, dados RPM, modo de vídeo e muito mais.
Tudo se torna especulação, mas é difícil a Google ter colocado todos esses códigos sem motivo. Muitas coisas que aparecem nos dados, não parecem ter uma aplicação simples. Modos como vídeo e teclado desligados apontam para possibilidade de reprodução de vídeos e do uso de um teclado na tela do carro. O odômetro e estatísticas do ambiente podem lhe trazer todo tipo de informação sobre a região que você está. Acreditamos que o Android Auto tem muito oferecer, e ele deve ser o maior ajudante dos motoristas até que eles sejam completamente substituídos pelos carros autônomos.