Nova edição do primeiro jogo melhora visual e traz funções de 'Gears 3'.
Microsoft montou estúdio no Canadá para criar próximo 'Gears of War'.


'Gears of War Ultimate' foi treino para 'Gears 4', diz produtor do game E32015_gears4-g1



A melhor forma de aprender é fazendo. E é por isso que a edição remasterizada do primeiro "Gears of War" serviu como um campo de treinamento para a Coalition, estúdio montado pela Microsoft no Canadá com uma tarefa bem tranquila: criar "Gears 4", sequência para Xbox One de uma das maiores franquias exclusivas do videogame.



Quem diz isso ao G1 é Rod Fergusson, chefe da Coalition e um cara entendido de desafios. Ele não só produziu a trilogia original "Gears of War" inteira, como também foi um dos responsáveis por[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] a tirar do papel o clássico moderno "BioShock Infinite". O G1 conversou com ele durante uma reunião a portas fechadas na E3 2015, em Los Angeles (EUA).



"'Ultimate Edition', na verdade, foi um exercício para a equipe do estúdio entender o que é um game 'Gears of War'. Eles fizeram uma espécie de engenharia reversa no jogo para sacar como é o[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de cobertura, os combates, os detalhes de programação, etc.", conta Fergusson.

A responsabilidade é grande. Já se passaram mais de dois anos desde "Gears of War: Judgment", spin-off da série (e talvez o jogo mais fraco de todos), e quase quatro desde o lançamento de "Gears of War 3". "Gears 4" será a retomada na nova geração de consoles de uma franquia que praticamente redefiniu nos últimos 10 anos o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] de games de tiro em terceira pessoa.


'Gears of War Ultimate' foi treino para 'Gears 4', diz produtor do game E32015_gear1-g1



Mas o que podemos esperar de "Gears 4"? Fergusson pôde compartilhar poucas informações sobre o próximo game. Além de revelar que a soldado do teaser mostrado na conferência da Microsoft se chama Kate - e quem será o rapaz? Talvez o filho de Marcus Fenix? - o produtor afirmou que a ideia do jogo é retornar ao clima de pesadelo dos primeiros "Gears of War".



"A palma da mão suada, aquela sensação de medo do escuro, de monstros debaixo da cama. 'Gears of War 2' e 'Gears of War 3' tratavam menos desse pesadelo subterrâneo e quase se transformaram em games da Segunda Guerra Mundial, onde você mata nazistas e seu inimigo é muito bem[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]", diz. "Você sabia quem eram os 'locusts', como matar 'wretches' e 'drones', então aquele mistério se perdeu. Se você quer tirar algo do nosso teaser, 'Gears 4' é um tipo de retorno a esse mistério", enigmatizou Rod Fergusson.

O melhor de 'Gears'



"Ultimate Edition", que chega já em agosto, é o primeiro "Gears of War" na sua "melhor forma", diz Fergusson. A nova edição do game tem cenários e modelos de personagens atualizados e melhorados para Xbox One e Windows 10, resolução em 1080p e taxa de 60 quadros por segundo, além de reunir todos os mapas do game já lançados para Xbox 360 e também para PC. São 19 no total.


'Gears of War Ultimate' foi treino para 'Gears 4', diz produtor do game E32015_gears2-g1



Ainda foram incluídos modos de partida de "Gears 2" e "Gears 3" e alguns recursos do terceiro game, como a função de marcar inimigos para seus companheiros verem. Ao G1, Fergusson comenta a possibilidade de trabalhar em uma repaginação desse tipo para os outros dois games da trilogia original.

"Acho que isso será determinado a partir do sucesso deste jogo. Mas também de como as pessoas adotam a função de retrocompatibilidade [do Xbox One com o Xbox 360]. Se elas se contentam com 'Gears' por lá, ou se elas querem mais versões inteiramente refeitas", conta.



"Ao mesmo tempo, fazer 'Gears 4' é um processo de vários anos. E não queríamos esperar tanto tempo para levar a série ao Xbox One. Então pensamos: qual é a maneira mais rápida e impactante de fazer isso? E realmente sentimos que seria trazer o primeiro 'Gears' de volta".

"Gears 4" ganhou cara e crachá na conferência da Microsoft na E3 2015, mas vai demorar um pouco ainda já que o lançamento está marcado para o final de 2016. Quem comprar "Gears of War Ultimate Edition", porém, garante acesso à sua fase de testes beta quando ela for lançada.


'Gears of War Ultimate' foi treino para 'Gears 4', diz produtor do game E32015_gears3-g1



por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]