Fórum de conteúdo e AjudaConectar-se

Conteúdos em geral & Ajuda


Compartilhe

descriptionTudo o que você precisa saber sobre o AliExpress

more_horiz
O AliExpress é o Mercado Livre ou eBay chinês, um site aonde reúne vendedores e empresas de vários lugares da Ásia afim de vender produtos no atacado e varejo com o melhor preço para os consumidores de todas as partes do mundo. No Brasil, o site passou a ganhar popularidade nos últimos dois anos, a popularidade se deu ao baixo valor de mercadorias que são vendidas no Brasil por até 5 vezes o preço maior e também pelo fato de a maioria dos vendedores enviarem os itens comprados com o frete grátis ou um valor de baixo custo.
Como a cada dia o AliExpress está se tornando mais conhecido e a loja virtual favorita dos brasileiros para importar compras, é importante que todos que nunca compraram no site tire algumas dúvidas e assim evitar preocupação, perder tempo e até dinheiro.  Por tanto, o Internet Dicas preparou esta postagem para guiá-los em suas compras.

Como saber a reputação de um vendedor do AliExpress

Antes de concretizar a sua compra, é importante saber qual o grau de confiabilidade um vendedor ou loja tem. A reputação é determinada de acordo com a quantidade de vendas e o feedback positivos e é o que você deve aprender antes de tudo.

Existe 4 tipos de vendedores:
1 – Os que possuem uma coroa brilhante (maior reputação do AliExpress, o que indica que já vendeu milhares de produtos). Estes são os mais confiáveis, no entanto isso não quer dizer que os outros não sejam.
2 – Os vendedores que possuem diamante, o qual é o segundo emblema mais importante para os vendedores. A quantidade de diamantes indica a quantidade de vendas concretizadas, o que dá mais credibilidade a cada vendedor ou loja.
3 – Medalhas – Esse tipo de emblema é o mais comum entre os vendedores, elas são dadas aos que fizeram entre dezenas e centenas de vendas bem feitas. A medalha indica que o vendedor está fazendo o seu bom papel e buscando a confiança do público.

4 – Vendedores ou lojas que são novas e não tem nenhuma reputação. São esses que você deve observar detalhadamente o feedback, comentários relacionados a eles e etc. Você deve confiar apenas nos que tiverem acima de 90% de feedback positivo, além disso, você deve avaliar os comentários de clientes para saber se eles receberam e estão satisfeitos com a compra.

Como comprar no AliExpress

[list="margin-right: 0px; margin-bottom: 20px; margin-left: 20px; padding-right: 0px; padding-left: 0px; border: 0px; outline: 0px; font-size: 14px; vertical-align: baseline; color: rgb(51, 51, 51); font-family: 'Open Sans', Arial, sans-serif; line-height: 21px; background: 0px 0px rgb(255, 255, 255);"]
[*]Acesse [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[*]Procure o produto que você deseja comprar

[*]Clique no botão “compre agora”
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[*]Vai abrir uma pequena janela para você fazer login na página. Se você tem cadastro, é só colocar seu e-mail e senha, se você não tem, é só clicar em “Você ainda não é um membro”.

[*]Preencha as informações e clique em “criar a minha conta”.

[*]Na página seguinte, digite seu nome completo (sem acento), selecione o Brasil como país de destino, sua cidade, seu estado, rua, número e CEP, seu telefone que deve ser preenchido assim: 55 DDD Número de celular, digite seu CPF e clique em “salve e envie para este endereço”.

[*]Na página seguinte clique em “fazer o pedido” e você será levado para a página de pagamento. Você deve pode escolhe entre pagar com cartão de crédito/pré-pago, transferência eletrônica ou boleto bancário.

[*]Finalize a sua compra e aguarde o vendedor enviar. Após o AliExpress aprovar seu pagamento, o vendedor tem um prazo para enviar o seu pedido e você para receber.

[/list]

Prazos de envio e recebimento

Antes de finalizar uma compra é importante você observar o prazo de envio que o vendedor pede ao AliExpress. Geralmente leva de 1 a 60 dias somente para o vendedor enviar o produto e é importante você respeitar esse prazo ou caso desista de esperar, converse com o vendedor solicitando o cancelamento da compra.
Para saber o prazo de envio de qualquer produto, você acessa a página dele e procura por “On-Time Delivery” e logo abaixo vai encontrar o prazo de envio.
Quando a sua encomenda for enviada, você vai receber um e-mail do AliExpress avisando que o seu pedido foi despachado.  A partir dai, você pode acessar o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]  e conferir o código de rastreamento que deve ser algo como RB123456789CN, caso você não receba, contate o vendedor.
Leia também: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Leia também: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Leia também: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Depois de enviado, a sua encomenda pode demorar entre 10 dias e 90 dias para ser entregue, a depender do produto que você comprou pode demorar até mais tempo que isso. A demora se dá quando a encomenda chega na Alfândega, geralmente em Curitiba, aonde ela passa por um período de avaliação. A avaliação vai decidir se o objeto que está entrando no Brasil é legal, se deve ser taxado ou não. Por tanto de nada adianta você reclamar ao Correios caso a sua compra demore a chegar.

Ao receber a sua encomenda, certifique de que o produto está de acordo com o que você comprou. Caso não esteja, você pode abrir uma disputa no painel de compras e solicitar reembolso do AliExpress.

Taxas e isenções

Existe uma confusão que diz que encomendas abaixo de US$ 100,00 não devem ser tributadas, não leve a sério. A Receita Federal diz que apenas encomendas de US$ 50,00 enviadas e destinadas a pessoas físicas como “GIFT” não devem ser tributadas. Mas a realidade é outra, eles tributam mesmo assim!
As encomendas fora do contexto descrito acima devem ser tributadas em no máximo 60% do valor + R$ 12,00 dos Correios. Se por acaso elas forem tributadas acima disso ou sejam tributadas indevidamente, cabe a você recorrer dos tributos.
Para recorrer dos impostos de encomendas importadas, você não pode pagar para retirá-las. No momento que você paga, você concorda com os encargos cobrados pelo Estado. O que você deve fazer é se dirigir a agência dos Correios em que a sua encomenda está, levando provas de que a sua encomenda custou um valor menor do que estão cobrando (pode ser um print da página de compras, fatura do cartão de crédito ou boleto do produto), solicitar o formulário de revisão de tributos, preencher e anexar os comprovantes.
Se tudo der certo, dentro de 15 a 40 dias, a sua encomenda vai voltar com um valor novo para você pagar (provavelmente menor) ou o valor que já havia sido cobrado. Nesse caso você tem duas opções: Retirar a encomenda pagando os tributos ou deixar voltar para o vendedor e solicitar a ele a devolução do dinheiro com o desconto do frete.
Mas como saber se você foi taxado?
Quando você acompanha o código de rastreamento (as vezes), aparece que o seu objeto foi tributado ou que está aguardando retirada. Nesse caso, você já deve se dirigir a agência de correios mais próxima da sua casa, já com os comprovantes de pagamento do AliExpress, solicitar o formulário de isenção e anexar os comprovantes ao mesmo. O período para avaliação demora de 15 a 45 dias úteis.
Caso a Receita Federal não atenda ao seu pedido de isenção, é o seu dever entrar com uma ação (processo) através do Juizado Especial Cível (Pequenas causas) da sua cidade relatando o ocorrido. Nesse caso você não vai precisar de um advogado e nem desembolsar qualquer centavo para isso.

Disputa e reembolso no AliExpress

A disputa é o único meio para você receber o seu dinheiro de volta no caso de haver algum problema com o recebimento da encomenda ou com o não recebimento da mesma.
Para abrir disputa, o prazo de proteção precisa estar na contagem regressiva ainda. Jamais deixe o prazo de proteção terminar antes de você receber a sua encomenda, quando tiver faltando 7 dias, você pode pedir para o vendedor estender o prazo, indo no painel de compras e enviando uma mensagem para ele, se ele não atender ao seu pedido em até 5 dias, você deve abrir disputa, mesmo que a sua encomenda esteja a caminho e você consiga rastreá-la.
Lembre-se: Nunca deixe o prazo de proteção terminar antes de você receber a sua encomenda, quando ele termina o vendedor recebe o seu dinheiro e o AliExpress não poderá mais mediar o caso.

Como a disputa do AliExpress funciona

Quando você entende que há algo de errado com a sua encomenda, você pode abrir a disputa e anexar provas que comprovem o que você esteja dizendo. Por exemplo, você vai contestar que o prazo de proteção está terminando e a sua encomenda não chegou, você anexa um print da página de rastreamento que compra o que você está falando.
O mesmo vale quando o código de rastreamento não funciona, porém entenda que existem vários tipos de Correios e que cada um trabalha com um código de rastreio diferente dos Correios internacional, nesse caso leia: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Depois de aberta, o vendedor tem um prazo para respondê-la e pode fazer algumas sugestões para você fechar a disputa (não confie muito nas promessas). Você poderá respondê-lo, mas pode escalar a disputa e assim o AliExpress vai media-la, decidindo ao seu favor você será avisado.
Para saber se a disputa foi fechada ao seu favor ou o andamento da mesma, basta acessar esta página:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]   e ao lado da disputa clicar em “ver detalhes”.
Em caso de decidida ao seu favor, o valor pago será devolvido da seguinte maneira: No cartão de crédito será estornado em um prazo de até 30 dias, ele vai aparecer na fatura como saldo positivo. No boleto, você vai receber um e-mail do Ebanx solicitando a sua conta bancária para depósito em um prazo de até 15 dias, lembre-se de olhar a caixa de spam.

Quando abrir disputa é recomendável?


  • Quando o vendedor descumpre o anúncio: Há vendedores que anunciam um tipo de frete grátis, quando você seleciona ele, o vendedor acaba enviando pela encomenda mais simples, o que acarreta na demora do recebimento.

  • Quando a encomenda se atrasa: Como dito anteriormente, é muito comum que as encomendas levem um pouco mais de tempo do que o estimado pelo vendedor. Nesse caso, você deve solicitar que ele aumente o prazo de rastreamento, ao fazer isso você ganha mais tempo para receber a sua encomenda e futuramente contestar o seu dinheiro se houver algo de errado.

  • Quando o vendedor envia a encomenda errada ou quebrada: Não é incomum você comprar uma coisa e receber uma de pior qualidade, ou comprar uma quantidade de produtos e receber menos. Muitos vendedores tem a malícia de fazer esse tipo de coisa. Ao perceber isso você deve abrir disputa, anexar provas como por exemplo, fotos do pacote ou caixa que mostre o peso e o número do pedido ou código de rastreamento.

  • Quando o produto é falso: Supondo que você compre um iPhone no AliExpress, quando você recebe você tem um Hiphone (réplica), você pode abrir disputa. Mas deve fazer um vídeo mostrando que é falso e anexar na disputa.



FanBar by:NexT :
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum