Um estudo comparou tecnologias antigas e recentes. O resultado? Descobriu-se, por exemplo, que a potência dos computadores aumentou num bilhão de vezes desde 1956. Veja outras comparações interessantes.

Sabia que se juntar duas consolas Nintendo (da edição original para o ocidente, lançada em 1985) elas vão ter a mesma potência que o Apollo Guidance Computer, enviado para a lua na década de 60 do século passado? E que o smartphone Samsung Galaxy S6 tem a mesma potência que cinco PlayStation 2 juntas, sabia?

A equipa do Experts Exchange mostrou através de infografias a evolução da capacidade de computação ao longo do tempo. Usou vários exemplos concretos para mostrar que a tendência se verifica nos mais diversos domínios da eletrónica e chegou a uma conclusão: a capacidade de processamento e a performance de computadores e outros dispositivos aumentou um bilhão de vezes (1.000.000.000), entre 1956 a 2015.

Nos anos mais recentes a evolução revela-se ainda mais rápida e as capacidades atingidas mais expressivas. Um gadget como o relógio inteligente da Apple Watch, tem o dobro da potência do iPhone 4, outro produto da marca lançado em 2010.

Outras curiosidades expostas pelo estudo mostram que seriam necessárias 18.400 PlayStation 4 para acompanhar a potência do supercomputador Tianhe-2, que é considerado o mais rápido da atualidade; e que um iPhone 5 é 2,7 vezes mais potente que o supercomputador Cray-2, lançado em 1985.

Para poder comparar máquinas com microarquiteturas diferentes, usando um denominador comum, a Experts Exchange observou o número de operações de ponto flutuante por segundo (FLOPs) que cada uma consegue assegurar. Os detalhes estão na infografia seguinte.
Sabe quantos PlayStation 2 são precisas para fazer um Galaxy S6? 586347





Fonte :
Tek/Sapo


Gif :

Sabe quantos PlayStation 2 são precisas para fazer um Galaxy S6? Giphy



Musica :